sábado, 25 de abril de 2015

MENSAGEM PARA UMA IGREJA EM RUINAS




Ap  2.18-29
  
Ao ler a história da Igreja de Tiatira, concluímos não ser algo singular e demonstrativo àquela Igreja e que não temos mais nos dias de hoje.
Concluímos que esta missiva encontra-se mais atualizada do nunca e reflete um iminente quadro existente na Igreja do Passado, do Presente e do Futuro que por anos, séculos e milênios trouxeram para esta, uma marca que tem manchado sua história:
a.      Os falsos Pastores;
b.      Os falsos Profetas;
c.       Os falsos Líderes.

Estes tem semeado suas heresias nocivas, malignas, maléficas, nefastas, peçonhentas, prejudiciais e que fazem tudo para mudar a visão da Igreja de Cristo a fim de leva-la ao mundanismo.
Destacamos de entre as outras cartas escritas às Igrejas da Ásia Menor, a carta à Igreja de Tiatira é a mais alongada, é também a que mais reflete o maior nível de decadência moral e espiritual.
Somente um versículo o Senhor usa para elogias esta Igreja por suas boas obras (Ap 2.19), enquanto os outros cinco restantes da carta, descrevem seus males, todos os tipos de pecados contidos nela e imprime uma série de advertências necessariamente severas e por fim convoca-a ao arrependimento (Ap 2.20-24).       

Esta carta mostra-nos claramente a possibilidade da Igreja cair profundamente nos erros, aprofundar-se gradativamente no pecado e mesmo assim, continuar sendo Igreja. Reflete claramente e nos deixa à mostra, a vanglória do mundo e seu mundanismo pleno,  inserido no seis da Igreja de Tiatira, a inversão dos seus padrões e valores morais, e os costumes sexuais ilícitos que vieram a ser tolerados e que dominaram até mesmo seus líderes. 

Analisando os passos desta Carta à Igreja de Tiatira, encontramos:

1. INTRODUÇÃO (Ap 2.18)
a)      O REMETENTE e DESTINATÁRIO 
Apocalipse 2:18a... E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus... A palavra anjo, do latim ângelus e do grego ángelos( άγγελος), significa mensageiro, portanto, aquele que anuncia ou relata algo da parte de alguém.
No entanto, o anjo(mensageiro) aqui anunciado refere-se ao Pastor da Igreja em Tiatira.
Esta passagem ressalta, Jesus instruindo João a escrever a carta ao pastor da igreja em Tiatira.

b) A CIDADE (Ap 2.18a)
Esta mais longa carta é escrita a cidade de menos importância entre as outras sete. Nome atual Akhisar, pequena e rica colônia Macedônia. Tiatira não era nenhum centro político ou religioso, não ostentava a riqueza de Éfeso ou Pérgamo, sua importância era comercial, não era política ou religiosamente importante. Ficava no caminho por onde viajava o correio imperial. Por este caminho se transportava todo o intercâmbio comercial entre Europa e Ásia.
Era sede de várias associações de comércio importantes como lã, couro, linho, bronze, tintureiros, alfaiates, vendedores de púrpura. Uma dessas associações vendia vestimentas de púrpura e Lídia era uma representante dessa associação em Filipos (At 16.14). Estas associações tinham por finalidade a proteção de seus associados e benefício dois tais social e recreativo.
Não fazer parte dessas associações era não ficar de pé ou mesmo ser comerciante em Tiatira. Os cristãos associavam-se nelas para manterem suas atividades, se não o fossem era uma espécie de suicídio comercial ou até perder as esperanças de prosperidade.
Cada associação tinha sua divindade peculiar sob a qual estava submetida religiosamente. Suas reuniões compunham-se de banquetes, comida sacrificada a ídolos e sempre terminavam em festas repletas de libertinagem.
O que os cristãos deveriam fazer nestas circunstâncias:
1.                  Transigir ou progredir?
2.                  Manter a consciência pura ou entrar no esquema para não perder dinheiro?
3.                  Ser santo ou ser esperto?
4.                  Qual é a posição do cristão: se ele desligasse da associação perdia sua posição, reputação e lucro financeiro. Se participasse destas festas estaria sendo infiel a Cristo.

Nessa situação Jezabel fingiu saber a solução. Disse ela: para vencer a Satanás é preciso conhecer as coisas profundas de Satanás. Não se pode vencer o pecado sem conhecer profundamente o pecado pela experiência. É dentro dessa cultura que estava a Igreja de Tiatira.

c) O Cristo glorioso (Ap 2.18b)
Podemos dizer que ao expressar “Filho de Deus, Jesus se dirige aos judeus de Tiatira que rejeitavam a sua divindade em uma expressão maior (Hb 1.1-3). Ainda que a carta não faça indicação da presença judaica nessa cidade, a referida expressão nos leva a crer nessa possibilidade.
Esta expressão é também relevante para a sociedade pagã daqueles dias, a qual considerava César e Apolo como filhos de deuses. Jesus, porém, é o Unigênito filho de Deus. Que está acima de todos os demais deuses.
De fato, entendemos, quando Jesus se apresenta aqui como filho de Deus, categoricamente Ele está enfatizando a sua singularidade e onipotência diante de Apolo, o deus do sol, a falsa divindade na qual a cidade de Tiatira era devota.
A segunda expressão – olhos como chama de fogo ressalta a onisciência de Cristo, o olhar perscrutador que tudo vê e tudo sabe.
Diante da sua presença nada se oculta, todas as coisas se desnudam. Não existe nada que possa ocultar diante do seu olhar. Este olhar também faz menção do juízo de Cristo. John Macarthur salienta que como dois lasers, os olhos do Senhor exaltado contemplam com penetrante olhar as profundezas da sua igreja (Ap 19.12a).   
Hb 4.13 – Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. (NVI)
E por fim, a terceira expressão do Cristo glorioso denota os seus pés semelhantes ao bronze polidoEmbora o significado desta palavra seja incerto, seria melhor entendermos como uma liga de ouro ou um fino latão. Em qualquer um dos casos, o bronze polido transmite a ideia de força e estabilidade daquele que é e existe pelo século dos séculos. 

2. CRISTO EXALTA A IGREJA (Ap 2.19)
Nesta carta como nas outras quatro cartas às Igrejas em Éfeso, Sardes, Filadélfia e Laodicéia, Jesus utiliza a mesma expressão: Conheço as tuas obras para tecer uma gama de elogios iniciais a Igreja em Tiatira.
Mais uma vez aqui, como na Igreja de Éfeso (Ap 2.2), é destacada a onisciência de Cristo, “no qual Ele declara que tem um conhecimento detalhado de tudo e que nada lhe fica em oculto.  Cristo aqui está plenamente familiarizado com as obras de amor que os crentes de Tiatira têm mostrado em prol de Deus e de seu próximo e que eles achavam que isso era bastante e os adverte. Ap 2:19... Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras (fé e paciência) são mais do que as primeiras(amor e serviço).
            O substantivo obras é bem vasto em seu significado, e tem um duplo significado. Ele se refere tanto as boas quanto as más atitudes. Porém, de acordo com o contexto, a ênfase é centrada mais no lado positivo, isto é, nas boas obras na qual a igreja de Tiatira praticava.
“As obras que Jesus conhece representam as condições espirituais em geral da igreja e não apenas aquilo que chamamos de serviço ativo. A palavra obra neste caso indica o caráter geral, a natureza da pessoa que age, mas também aquilo que ela faz.
Esta expressão equivale ao termo temor do Senhor, que é usado para exprimir as condições espirituais em geral daquele que professava tentar agradar a Deus, reconhecendo seu senhorio”.

As obras da Igreja de Tiatira eram compostas por estas cinco qualidades essenciais:
a) Era uma igreja de amor (Ap 2.19b)
Era uma Igreja possuía um grande virtude – o amor. O que faltava a igreja em Éfeso havia em Tiatira. 
Observemos que Jesus sintetizou a Lei em Dois mandamentos principais: Amar ao Senhor teu Deus de todo o coração, alma e entendimento; e Amar ao próximo como a si mesmo (Mt 22.37-40).
            Paulo faz deste segundo mandamento uma REGRA ÁUREA no Cristianismo (Rm 13.9) e Tiago o chama de Lei Régia (Tg 2.8).
Os cristãos de Tiatira demonstravam de uma forma bem peculiar tanto amor para com seu Deus quanto amor para com seus irmãos.
   
b) Era uma igreja confiante (Ap 2.19c)
A palavra grega usada para  πίστις (pistis), tem o significado básico de acreditar” e de uma forma radical. Pistis significa convicção, uma crença profunda, apurada. E também quer dizer convencido”. A igreja de Tiatira possuía esta fé “pistis”, isto é, eles tinham uma confiança sincera e genuína em Deus.

c) Era uma igreja Fiel (Ap 2.19d)
Era uma Igreja fiel no serviço a Deus. Trabalhavam aplicadamente na ajuda aos pobres, necessitados; havia uma plena dedicação e cuidado com os doentes, as viúvas e os demais.
Todavia, esta era uma evidência irrefutável do amor e da fé da Igreja manifestada em suas atitudes externas.



d) Era uma igreja perseverante (Ap 2.19e)
Aqui o adjetivo usado “perseverante”, do grego, υπομονή (hypomone) é traduzido por paciência. “Significa uma resistência constante, sobretudo em tempos difíceis e de perseguição”. 
Esta palavra é mencionada por sete vezes no Livro de Apocalipse, e em todas elas, refere à perseverança dos santos (Ap 1.9; Ap 2.2-3,19; Ap 3.10; Ap 13.10; Ap14.12). 
Mais que isso, esta palavra enfatiza “uma qualidade interior que se expressa em esperar confiando em Jesus, fazendo com que o Cristão seja uma testemunha fiel dele se preciso doando a própria vida quando perseguido” como o fez Paulo “Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”(At 21.13)
 A Igreja de Tiatira era perseverante  no amor, na fé e no serviço Cristão, e esta perseverança estava à mercê de duras perseguições.

e) Era uma igreja EM PROGRESSÃO (Ap 2.19f)
As palavra de Jesus expressaram à Igreja, aquilo que ela tinha de melhor em suas atitudes: As tuas últimas obras são mais numerosas do que as primeiras. Isso representa que suas obras de amor e fé eram boas, porém o serviço e a perseverança eram constantemente crescentes.
Relevante em seu Amor, Tiatira recebeu palavras de enaltecimento, exaltação, enquanto que a Igreja de Éfeso recebeu palavras duras de exortação. Jesus disse aos Cristãos de Éfeso: Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor (Ap 2.4). 
Contudo, é importante notar que estas qualidades não faziam parte do currículo de vida cristã de todos os membros da Igreja, mas eram restritas somente a alguns que eram verdadeiramente exerciam um Cristianismo Autêntico (Ap 2.24).
Será que nós Cristãos da Igreja de hoje, amamos a Deus e ao próximo como a nós mesmos?
Confiamos plenamente no Deus servimos ou vivemos uma vida de murmuração, duvidando dEle nos momentos de lutas e adversidades?
Somos fiéis no serviço Cristão ou o fazemos relaxadamente?
Vivemos uma vida de Perseverança ou Inconstância na fé?
Avançamos crescendo na vida cristã produzindo obras e ajudando nosso próximo ou estamos assentados sobre a passividade?

3. A CENSURA DE CRISTO A IGREJA DE TIATIRA (Ap 2.20-23)
De uma maneira súbita, Jesus muda seu tom de tratamento à Igreja de Tiatira e passa a fazer uma avaliação crítica de seu comportamento. Com a visão penetrante, Ele agora alcança o profundo da sua Igreja e a reprova em alguns de seus aspectos:   

a) Uma repreensão severa (Ap 2.20)
Jesus inicia a repreensão à igreja por ela tolerar Jezabel, uma falsa profetiza que estava infiltrando heresias perniciosas no dentro da Igreja, e muitos dos que estavam ali, foram influenciados e seduzidos por estes falsos ensinos e se corromperam. “Essa influência havia se enraizado malignamente como um câncer, de modo que a saúde espiritual da Igreja estava comprometida”.   
Essa falsa profetisa estava e hoje continua exercendo uma influência tão nefasta na Igreja como Jezabel, a mulher do rei Acabe tinha exercido em Israel nos tempos antigos.
Foi Jezabel quem introduziu em Israel o culto pagão a Baal e agregou à religião, promiscuidade e prostituição.
Não somente perseguiu os profetas de Deus como os matou (I Rs 19.1), e  também promoveu o paganismo em Israel (IRs 16.31-33; I Re 21. 25).
Quanto à identidade desta segunda Jezabel, entendemos como aqueles que estão corrompendo a Igreja através de falsas doutrinas, falsos ensinamentos e falsas visões.
Por sua posição, Jezabel exercia influência no povo, na nação. Da mesma maneira hoje, aqueles que tem acesso ao púlpito como pregadores ou líderes. A intenção dos seguidores de Balaão (Ap 2.14), dos Nicolaítas (Ap 2.6, 15) e de Jezabel é a mesma função de hoje, não é de desviar os crentes da Igreja, mas deixá-los corrompidos dentro da Igreja.
Jezabel ensinava à Igreja que só se vence o pecado, conhecendo-o por experiência conhecendo as profundezas de Satanás (Ap 2.24).
Ela ensinava que os crentes não podiam perder a oportunidade de crescerem materialmente, eles deviam participar dos banquetes das associações e comer carne sacrificadas aos ídolos bem como das festas imorais.
Ela ensinava que os cristãos deveriam defender seus interesses materiais a todo custo. Prejuízo financeiro para ela era mais perigoso que o pecado.
Amava mais o dinheiro que ao Senhor. Mais as exigências materiais que as exigências de Deus (Mt 6.24; Lc 16.13).
O ensino dela era que não há mérito em vencer um pecado sem antes viver uma experiência de experimentá-lo.
O argumento dela é que para vencer a Satanás era preciso conhecê-lo e que o pecado jamais será vencido a menos que você tenha conhecido tudo por meio da experiência.
A proposta de Jezabel era:
a.      oferecer uma nova versão do Cristianismo,
b.      Um Cristianismo liberal,
c.       Um Cristianismo sem regras,
d.      Um Cristianismo sem proibições,
e.      Um Cristianismo sem legalismos.

Ela queria modificar o Cristianismo para se adaptar à moralidade do mundo.
Ela ensina uma prática ecumênica com o paganismo.
O propósito de Jezabel não era destruir a Igreja, mas introduzir nela novas práticas que, a longo prazo, culminariam em destruí-la. 
Portanto, Jesus reprova a Igreja por ser tolerante com o falso ensino e com a falsa moralidade.
Enquanto a Igreja de Éfeso não podia suportar os homens maus e os falsos ensinos (Ap 2.2,6), a Igreja de Tiatira tolerava uma falsa profetiza.(William Barclay)

As Igrejas “Evangélicas”  hoje incorrem no mesmo erro de Tiatira:
·         Admitem falsos Pastores;
·         Toleram falsos Pregadores no seu púlpito;
·         Aceitam falsos Líderes em  sua liderança.
Na maioria das vezes, a Igreja perdeu tanto a distância espiritual da causa que não tem discernimento para diferenciar o certo do errado, a verdade da heresia.
Em contrapartida, temos a Igreja que não é ortodoxa e permite:
·         O falso Pastor;
·         O falso Pregador;
·         O falso Líder.
No seio desta, por motivos fúteis como por:
·         Status;
·         ganância ao dinheiro;
·         estabilidade que isto pode lhe proporcionar financeiramente e ministerialmente.

Vivemos no presente uma inversão de valores na presente sociedade evangélica; o errado é reputado como certo e o certo é reputado errado.
·         Pregadores curandeiros,
·         Triunfalistas, da teologia da prosperidade;
·         Místicos;
·         Adivinhos.
Estes sim, dão mais ibope do que os Pregadores do Genuíno, Puro e Simples Evangelho de Cristo.
Por isto é mais conveniente para o ego da massa equivocada, tolerarem estes pregadores do que os que pregam realmente a Palavra de Deus em sua integridade.  

b) A MISERICÓRDIA DE CRISTO (Ap 2.21)
Os verbos “dei” seguido da negativa “não” e outro verbo “arrependeu” no passado  ensina-nos de um período de tempo que se passou desde que Jezabel havia feito parte da Igreja.
Não obstante, podemos notar que os crentes fiéis de Tiatira já haviam advertido esta mulher dos seus pecados. Com certeza ela sabia que Deus é misericordioso e paciente em esperar que o homem se arrependa de seus pecados antes de executar o seu juízo.
Quando o pecador rejeita as oportunidades de arrependimento que Deus lhe concede (Mt 23.37, Jo 5.40, At 7.51), sem dúvida nenhuma, este está escolhendo a morte, o castigo e a distância do Deus misericordioso e amoroso e substituindo-o por um Deus sem piedade e pronto para executar seu juízo no dia final (Mt 7.22-23; Mt 25.31-34,41; Ap 20.11-15).    

c) Uma disciplina amorosa (Ap 2.22)
Ap 2:22... Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
Portanto, as versões bíblicas que traduziram mais corretamente esta passagem de acordo com o original grego foram a (NVI) e a Almeida Século 21. Vejamos como fica a passagem traduzida nestas versões:
(NVI)... Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica.
Almeida Século 21... Farei que ela adoeça e enviarei uma grande tribulação, aos que cometem adultério com ela, se não se arrependerem de suas práticas.
Antes de executar o juízo sobre a igreja de Tiatira Deus primeiro a disciplina:
1.      Ele transformou o adultério em sofrimento.
2.      Ele transformou o prazer do pecado em chicote de disciplina.
3.      Ele está usando todos os recursos para levar os crentes em pecado ao arrependimento.

A disciplina é a punição amorosa de Deus para com os seus  (Pv 3.11-12; Jó 5.17-18; Hb 21.4-13).
A disciplina de Deus em nossas vidas, visa o nosso crescimento na santificação e na comunhão com Ele (Hb 12.14) e corrige a nossa trajetória de vida quando entramos por caminhos errados.

Pv 6.23-24 – Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida, eles o protegerão da mulher imoral, e dos falsos elogios da mulher leviana. (NVI)

d) Um juízo ineVITÁVEL, ÁUSTERO E INTRANSIGENTE (Ap 2.22-23)
Jezabel e os seus estavam colhendo aquilo que foi semeado, e por não se arrependerem de seus pecados e de suas abominações, não lhe foi dada outra chance.
O termo filhos também não deve ser entendido literalmente, mas num sentido figurado. Os filhos de Jezabel aqui denotam os seus seguidores que, como ela, são castigados com doença, com grande tribulação e os que não se arrependeram (se é que existiu algum arrependido dentre este grupo) também morreram (I Cor 11.29-30).

4. O DITAME DE CRISTO A IGREJA (Ap 2.24-25)

a) Um chamado a perseverança e a fidelidade (Ap 2.24-25)
A maioria na não apenas tinham tolerado o ensino e as práticas imorais de Jezabel, mas também estavam seguindo os seus ensinos para a sua própria destruição. Porém, havia  um remanescente que se manteve fiel. Pessoas que permaneceram firmes, mantendo a SÃ DOUTRINA, seguras, abraçadas na VERDADE.
Sendo assim, Jesus encoraja estes crentes da Igreja de Tiatira que “haviam permanecido afastados dos falsos ensinamentos e das falsas práticas de Jezabel e de seus seguidores, a se manterem na sua posição, daquilo que Cristo abomina como as coisas profundas de Satanás. O Senhor não faz qualquer exigência específica, apenas pede que se mantenham firmes em sua resistência ao mal”.
O que tendes indica o caráter da fé em Jesus”.
Na igreja de Tiatira havia três classes de pessoas:
1.      Os que eram fiéis (Ap 2.24),
2.      Os que estavam tolerando o pecado (Ap 2.20),
3.      Os que estavam vivendo no pecado (Ap 2.20-22).

Esta Igreja de hoje vive três situações:
1.      A Igreja está bem,
2.      A Igreja está em perigo,
3.      A Igreja está mal.

E Jesus sabe distinguir uns dos outros, pois nesta mesma Igreja ainda há:
1.      Gente salva,
2.      Gente perdida.
3.      Joio,
4.      Trigo. 

A Igreja de Cristo não precisa inventar nada para ser aquilo que Ele planejou para ela, não precisamos de novidades, de buscar coisas que não encontramos em lugar nenhum das escrituras, devemos sim tomar posse da Vida Eterna, conhecer os projetos insondáveis que Deus nos preparou, receber e tomar posse das insondáveis riquezas de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:
a.      Sua verdade é tão suficiente que não se pode medir;
b.      Nada mais há para acrescentar;
c.       Tudo está pronto, feito e completo;
d.      O banquete dos salvos está preparado;
e.      Jesus já nos proveu o suficiente para vivermos uma vida cheia de graça até a sua vinda.

5. A PROMESSA PARA A IGREJA (Ap 2.26-29)

a) O vencedor receberá autoridade para governar as nações (Ap 2.26-27)
Em todas as cartas dirigidas às sete Igrejas, Jesus retrato a figura do VENCEDOR das promessas que este receberá por sua FIDELIDADE PERSEVERANTE (Mt 24.13). Porém, aqui, é descrito a fidelidade as obras de Jesus. 
Esta expressão só ocorre nesta carta. No entanto, o guardar aqui é no sentido de preservar, segurar, sustentar e guardar e isto se refere à SUA PALAVRA:
1.      Observar seus mandamentos;
2.      É obedecer ao Senhor até o fim;
3.      É prosseguir em continuar obedecendo mesmo quando tropeçamos!

Deparamos com duas promessas feitas aqui e só ocorre para Tiatira e Pérgamo:
a.      A Primeira Promessa - é recompensar o vencedor fiel e obediente com autoridade sobre as nações (Ap 2.26). A palavra “AUTORIDADE” empregada aqui e que Jesus emprega aos seus é a mesma usada por Jesus antes de sua ascenção ao céu em (Mt 28.18) “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”, isto é, com Cristo o Vencedor exercerá autoridade para governar, disciplinar e julgar.

b) A Segunda Promessa – é fazer com que este vencedor fiel, venha desfrutar da Glória de Cristo (Ap 2.28). é apresentada como estrela da manhã
Ele é a estrela da manhã (Ap 22.16). Como, então, Ele dará esta estrela para os cristãos fieis?
Existe uma forte ligação entre os versos 26-27 que referem ao Salmo 2.8-9 e Números 24.17, onde Balaão profetiza que uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel. 
O símbolo do cetro conduziu ao da estrela, pois ambos são símbolos da realeza que somente o salvo partilha.
Os santos governam com Cristo e brilham com fulgor como estrelas da manhã. 
Cristo é a nossa herança, a nossa riqueza, a nossa recompensa.
Nós o veremos face a face (Ap 22 4a).
Viveremos com Ele eternamente. Desfrutaremos dEle e reinaremos com Ele para sempre.
Com Ele viremos e veremos a sua Glória manifesta a todas as nações(Zc 14.5)
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas.
É a mais enfatizada frase de Cristo em todas as Cartas dirigidas às Igrejas e que hoje deve ecoar não somente nos ouvidos, mas, no coração da sua Igreja, a Noiva amada de Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog