Ap 2.18-29
Ao ler a história
da Igreja de Tiatira, concluímos não ser algo singular e demonstrativo àquela
Igreja e que não temos mais nos dias de hoje.
Concluímos que
esta missiva encontra-se mais atualizada do nunca e reflete um iminente quadro
existente na Igreja do Passado, do Presente e do Futuro que por anos, séculos e
milênios trouxeram para esta, uma marca que tem manchado sua história:
a.
Os falsos Pastores;
b.
Os falsos
Profetas;
c.
Os falsos Líderes.
Estes tem semeado
suas heresias nocivas, malignas, maléficas, nefastas, peçonhentas, prejudiciais
e que fazem tudo para mudar a visão da Igreja de Cristo a fim de leva-la ao
mundanismo.
Destacamos de
entre as outras cartas escritas às Igrejas da Ásia Menor, a carta à Igreja de
Tiatira é a mais alongada, é também a que mais reflete o maior nível de
decadência moral e espiritual.
Somente um
versículo o Senhor usa para elogias esta Igreja por suas boas obras (Ap 2.19),
enquanto os outros cinco restantes da carta, descrevem seus males, todos os
tipos de pecados contidos nela e imprime uma série de advertências
necessariamente severas e por fim convoca-a ao arrependimento (Ap 2.20-24).
Esta carta mostra-nos
claramente a possibilidade da Igreja cair profundamente nos erros,
aprofundar-se gradativamente no pecado e mesmo assim, continuar sendo Igreja. Reflete
claramente e nos deixa à mostra, a vanglória do mundo e seu mundanismo pleno, inserido no seis da Igreja de Tiatira, a
inversão dos seus padrões e valores morais, e os costumes sexuais ilícitos que
vieram a ser tolerados e que dominaram até mesmo seus líderes.
Analisando os
passos desta Carta à Igreja de Tiatira, encontramos:
1. INTRODUÇÃO (Ap 2.18)
a)
O REMETENTE e DESTINATÁRIO
Apocalipse 2:18a...
E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus... A palavra anjo,
do latim ângelus e do grego ángelos( άγγελος), significa mensageiro, portanto, aquele que anuncia ou
relata algo da parte de alguém.
No entanto, o
anjo(mensageiro) aqui anunciado refere-se ao Pastor da Igreja em Tiatira.
Esta passagem
ressalta, Jesus instruindo João a escrever a carta ao pastor da igreja em
Tiatira.
b) A CIDADE (Ap
2.18a)
Esta mais longa
carta é escrita a cidade de menos importância entre as outras sete. Nome atual
Akhisar, pequena e rica colônia Macedônia. Tiatira não era nenhum centro
político ou religioso, não ostentava a riqueza de Éfeso ou Pérgamo, sua
importância era comercial, não era política ou religiosamente importante.
Ficava no caminho por onde viajava o correio imperial. Por este caminho se
transportava todo o intercâmbio comercial entre Europa e Ásia.
Era sede de várias
associações de comércio importantes como lã, couro, linho, bronze, tintureiros,
alfaiates, vendedores de púrpura. Uma dessas associações vendia vestimentas de
púrpura e Lídia era uma representante dessa associação em Filipos (At 16.14).
Estas associações tinham por finalidade a proteção de seus associados e
benefício dois tais social e recreativo.
Não fazer parte
dessas associações era não ficar de pé ou mesmo ser comerciante em Tiatira. Os
cristãos associavam-se nelas para manterem suas atividades, se não o fossem era
uma espécie de suicídio comercial ou até perder as esperanças de prosperidade.
Cada associação
tinha sua divindade peculiar sob a qual estava submetida religiosamente. Suas reuniões
compunham-se de banquetes, comida sacrificada a ídolos e sempre terminavam em
festas repletas de libertinagem.
O que os cristãos
deveriam fazer nestas circunstâncias:
1.
Transigir ou
progredir?
2.
Manter a
consciência pura ou entrar no esquema para não perder dinheiro?
3.
Ser santo ou ser
esperto?
4.
Qual é a posição
do cristão: se ele desligasse da associação perdia sua posição, reputação e
lucro financeiro. Se participasse destas festas estaria sendo infiel a Cristo.
Nessa situação
Jezabel fingiu saber a solução. Disse ela: para vencer a Satanás é preciso
conhecer as coisas profundas de Satanás. Não se pode vencer o pecado sem
conhecer profundamente o pecado pela experiência. É dentro dessa cultura que
estava a Igreja de Tiatira.
c) O Cristo glorioso (Ap
2.18b)
Podemos dizer que
ao expressar “Filho de Deus”,
Jesus se dirige aos judeus de Tiatira que rejeitavam a sua divindade em uma
expressão maior (Hb 1.1-3). Ainda que a carta não faça indicação da presença
judaica nessa cidade, a referida expressão nos leva a crer nessa possibilidade.
Esta expressão é
também relevante para a sociedade pagã daqueles dias, a qual considerava César
e Apolo como filhos de deuses. Jesus, porém, é o Unigênito filho de Deus. Que
está acima de todos os demais deuses.
De fato, entendemos,
quando Jesus se apresenta aqui como filho de Deus, categoricamente
Ele está enfatizando a sua singularidade e onipotência diante de Apolo, o deus
do sol, a falsa divindade na qual a cidade de Tiatira era devota.
A segunda
expressão – olhos como chama de
fogo ressalta a onisciência de Cristo, o olhar perscrutador que
tudo vê e tudo sabe.
Diante da sua
presença nada se oculta, todas as coisas se desnudam. Não existe nada que possa
ocultar diante do seu olhar. Este olhar também faz menção do juízo de Cristo.
John Macarthur salienta que como dois lasers, os olhos do Senhor exaltado
contemplam com penetrante olhar as profundezas da sua igreja (Ap 19.12a).
Hb 4.13 – Nada, em toda a criação, está oculto
aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a
quem havemos de prestar contas. (NVI)
E por fim, a terceira expressão do Cristo glorioso denota
os seus pés semelhantes ao
bronze polido. Embora o significado desta palavra seja
incerto, seria melhor entendermos como uma liga de ouro ou um fino latão. Em
qualquer um dos casos, o bronze polido transmite a ideia de força e
estabilidade daquele que é e existe pelo século dos séculos.
2. CRISTO EXALTA A IGREJA (Ap 2.19)
Nesta carta como
nas outras quatro cartas às Igrejas em Éfeso, Sardes, Filadélfia e Laodicéia,
Jesus utiliza a mesma expressão: Conheço
as tuas obras para tecer uma gama de elogios iniciais a Igreja em Tiatira.
Mais uma vez aqui,
como na Igreja de Éfeso (Ap 2.2), é destacada a onisciência de Cristo, “no qual
Ele declara que tem um conhecimento detalhado de tudo e que nada lhe fica em
oculto. Cristo aqui está plenamente familiarizado com as obras
de amor que os crentes de Tiatira têm mostrado em prol de Deus e de seu próximo
e que eles achavam que isso era bastante e os adverte. Ap 2:19... Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o
teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência,
e que as tuas últimas obras (fé e paciência) são mais do que as primeiras(amor
e serviço).
O substantivo obras é
bem vasto em seu significado, e tem um duplo significado. Ele se refere tanto
as boas quanto as más atitudes. Porém, de acordo com o contexto, a ênfase é
centrada mais no lado positivo, isto é, nas boas obras na qual a igreja de
Tiatira praticava.
“As obras que
Jesus conhece representam as condições espirituais em geral da igreja e não
apenas aquilo que chamamos de serviço ativo. A palavra obra neste caso indica o
caráter geral, a natureza da pessoa que age, mas também aquilo que ela faz.
Esta expressão
equivale ao termo temor do Senhor, que é usado para exprimir as condições
espirituais em geral daquele que professava tentar agradar a Deus, reconhecendo
seu senhorio”.
As obras da
Igreja de Tiatira eram compostas por estas cinco qualidades essenciais:
a) Era uma igreja de
amor (Ap 2.19b)
Era uma Igreja
possuía um grande virtude – o amor. O que faltava a igreja em Éfeso havia em
Tiatira.
Observemos que
Jesus sintetizou a Lei em Dois mandamentos principais: Amar ao Senhor teu Deus
de todo o coração, alma e entendimento; e Amar ao próximo como a si mesmo (Mt
22.37-40).
Paulo faz deste
segundo mandamento uma REGRA ÁUREA no Cristianismo (Rm 13.9) e Tiago o chama de
Lei Régia (Tg 2.8).
Os cristãos de
Tiatira demonstravam de uma forma bem peculiar tanto amor para com seu Deus
quanto amor para com seus irmãos.
b) Era uma igreja confiante (Ap
2.19c)
A palavra grega usada
para fé πίστις (pistis), tem o significado básico de “acreditar” e de uma forma radical. “Pistis significa convicção,
uma crença profunda, apurada. E também quer dizer convencido”. A igreja de Tiatira
possuía esta fé “pistis”, isto é, eles tinham uma confiança sincera e genuína
em Deus.
c) Era uma igreja Fiel (Ap 2.19d)
Era uma Igreja
fiel no serviço a Deus. Trabalhavam aplicadamente na ajuda aos pobres,
necessitados; havia uma plena dedicação e cuidado com os doentes, as viúvas e os
demais.
Todavia, esta era
uma evidência irrefutável do amor e da fé da Igreja manifestada em suas atitudes
externas.
d) Era uma igreja
perseverante (Ap 2.19e)
Aqui o adjetivo
usado “perseverante”, do grego, υπομονή (hypomone) é
traduzido por paciência. “Significa uma resistência constante, sobretudo em
tempos difíceis e de perseguição”.
Esta palavra
é mencionada por sete vezes no Livro de Apocalipse, e em todas elas,
refere à perseverança dos santos (Ap 1.9; Ap 2.2-3,19; Ap 3.10; Ap 13.10; Ap14.12).
Mais que isso,
esta palavra enfatiza “uma qualidade interior que se expressa em esperar
confiando em Jesus, fazendo com que o Cristão seja uma testemunha fiel dele se preciso
doando a própria vida quando perseguido” como o fez Paulo “Mas Paulo respondeu:
Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só
a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”(At
21.13)
A Igreja de Tiatira era perseverante no amor, na fé e no serviço Cristão, e esta
perseverança estava à mercê de duras perseguições.
e) Era uma igreja EM PROGRESSÃO (Ap 2.19f)
As palavra de
Jesus expressaram à Igreja, aquilo que ela tinha de melhor em suas atitudes: As
tuas últimas obras são mais numerosas do que as primeiras. Isso representa
que suas obras de amor e fé eram boas, porém o serviço e a perseverança eram
constantemente crescentes.
Relevante em seu Amor,
Tiatira recebeu palavras de enaltecimento, exaltação, enquanto que a Igreja de
Éfeso recebeu palavras duras de exortação. Jesus disse aos Cristãos de
Éfeso: Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor (Ap
2.4).
Contudo, é importante
notar que estas qualidades não faziam parte do currículo de vida cristã de
todos os membros da Igreja, mas eram restritas somente a alguns que eram
verdadeiramente exerciam um Cristianismo Autêntico (Ap 2.24).
Será que nós Cristãos
da Igreja de hoje, amamos a Deus e ao próximo como a nós mesmos?
Confiamos
plenamente no Deus servimos ou vivemos uma vida de murmuração, duvidando dEle
nos momentos de lutas e adversidades?
Somos fiéis no
serviço Cristão ou o fazemos relaxadamente?
Vivemos uma vida
de Perseverança ou Inconstância na fé?
Avançamos
crescendo na vida cristã produzindo obras e ajudando nosso próximo ou estamos assentados
sobre a passividade?
3. A CENSURA DE CRISTO A IGREJA DE TIATIRA (Ap 2.20-23)
De uma maneira
súbita, Jesus muda seu tom de tratamento à Igreja de Tiatira e passa a fazer
uma avaliação crítica de seu comportamento. Com a visão penetrante, Ele agora alcança
o profundo da sua Igreja e a reprova em alguns de seus aspectos:
a) Uma repreensão
severa (Ap 2.20)
Jesus inicia a
repreensão à igreja por ela tolerar Jezabel, uma falsa profetiza que estava infiltrando
heresias perniciosas no dentro da Igreja, e muitos dos que estavam ali, foram influenciados
e seduzidos por estes falsos ensinos e se corromperam. “Essa influência havia
se enraizado malignamente como um câncer, de modo que a saúde espiritual da
Igreja estava comprometida”.
Essa falsa
profetisa estava e hoje continua exercendo uma influência tão nefasta na Igreja
como Jezabel, a mulher do rei Acabe tinha exercido em Israel nos tempos
antigos.
Foi Jezabel quem
introduziu em Israel o culto pagão a Baal e agregou à religião, promiscuidade e
prostituição.
Não somente
perseguiu os profetas de Deus como os matou (I Rs 19.1), e também promoveu o paganismo em Israel (IRs
16.31-33; I Re 21. 25).
Quanto à
identidade desta segunda Jezabel, entendemos como aqueles que estão corrompendo
a Igreja através de falsas doutrinas, falsos ensinamentos e falsas visões.
Por sua posição,
Jezabel exercia influência no povo, na nação. Da mesma maneira hoje, aqueles
que tem acesso ao púlpito como pregadores ou líderes. A intenção dos seguidores
de Balaão (Ap 2.14), dos Nicolaítas (Ap 2.6, 15) e de Jezabel é a mesma função
de hoje, não é de desviar os crentes da Igreja, mas deixá-los corrompidos
dentro da Igreja.
Jezabel ensinava à
Igreja que só se vence o pecado, conhecendo-o por experiência conhecendo as profundezas
de Satanás (Ap 2.24).
Ela ensinava que
os crentes não podiam perder a oportunidade de crescerem materialmente, eles
deviam participar dos banquetes das associações e comer carne sacrificadas aos
ídolos bem como das festas imorais.
Ela ensinava que
os cristãos deveriam defender seus interesses materiais a todo custo. Prejuízo
financeiro para ela era mais perigoso que o pecado.
Amava mais o
dinheiro que ao Senhor. Mais as exigências materiais que as exigências de Deus
(Mt 6.24; Lc 16.13).
O ensino dela era
que não há mérito em vencer um pecado sem antes viver uma experiência de experimentá-lo.
O argumento dela é
que para vencer a Satanás era preciso conhecê-lo e que o pecado jamais será
vencido a menos que você tenha conhecido tudo por meio da experiência.
A proposta de
Jezabel era:
a.
oferecer uma nova
versão do Cristianismo,
b.
Um Cristianismo
liberal,
c.
Um Cristianismo sem
regras,
d.
Um Cristianismo sem
proibições,
e.
Um Cristianismo sem
legalismos.
Ela queria
modificar o Cristianismo para se adaptar à moralidade do mundo.
Ela ensina uma
prática ecumênica com o paganismo.
O propósito de
Jezabel não era destruir a Igreja, mas introduzir nela novas práticas que, a
longo prazo, culminariam em destruí-la.
Portanto, Jesus
reprova a Igreja por ser tolerante com o falso ensino e com a falsa moralidade.
Enquanto a Igreja
de Éfeso não podia suportar os homens maus e os falsos ensinos (Ap 2.2,6), a Igreja
de Tiatira tolerava uma falsa profetiza.(William Barclay)
As Igrejas “Evangélicas”
hoje incorrem no mesmo erro de Tiatira:
·
Admitem falsos Pastores;
·
Toleram falsos Pregadores
no seu púlpito;
·
Aceitam falsos
Líderes em sua liderança.
Na maioria das
vezes, a Igreja perdeu tanto a distância espiritual da causa que não tem
discernimento para diferenciar o certo do errado, a verdade da heresia.
Em contrapartida,
temos a Igreja que não é ortodoxa e permite:
·
O falso Pastor;
·
O falso Pregador;
·
O falso Líder.
No seio desta, por
motivos fúteis como por:
·
Status;
·
ganância ao
dinheiro;
·
estabilidade que
isto pode lhe proporcionar financeiramente e ministerialmente.
Vivemos no
presente uma inversão de valores na presente sociedade evangélica; o errado é
reputado como certo e o certo é reputado errado.
·
Pregadores
curandeiros,
·
Triunfalistas, da
teologia da prosperidade;
·
Místicos;
·
Adivinhos.
Estes sim, dão
mais ibope do que os Pregadores do Genuíno, Puro e Simples Evangelho
de Cristo.
Por isto é mais
conveniente para o ego da massa equivocada, tolerarem estes pregadores do que
os que pregam realmente a Palavra de Deus em sua
integridade.
b) A MISERICÓRDIA DE CRISTO (Ap 2.21)
Os verbos “dei”
seguido da negativa “não” e outro verbo “arrependeu” no passado ensina-nos de um período de tempo que se
passou desde que Jezabel havia feito parte da Igreja.
Não obstante,
podemos notar que os crentes fiéis de Tiatira já haviam advertido esta mulher
dos seus pecados. Com certeza ela sabia que Deus é misericordioso e paciente em
esperar que o homem se arrependa de seus pecados antes de executar o seu juízo.
Quando o pecador
rejeita as oportunidades de arrependimento que Deus lhe concede (Mt 23.37, Jo
5.40, At 7.51), sem dúvida nenhuma, este está escolhendo a morte, o castigo e a
distância do Deus misericordioso e amoroso e substituindo-o por um Deus sem
piedade e pronto para executar seu juízo no dia final (Mt 7.22-23; Mt
25.31-34,41; Ap 20.11-15).
c) Uma disciplina amorosa (Ap 2.22)
Ap 2:22... Eis que
a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se
não se arrependerem das suas obras.
Portanto, as
versões bíblicas que traduziram mais corretamente esta passagem de acordo com o
original grego foram a (NVI) e a Almeida Século 21. Vejamos
como fica a passagem traduzida nestas versões:
(NVI)... Por isso,
vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com
ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica.
Almeida Século 21... Farei que
ela adoeça e enviarei uma grande tribulação, aos que cometem adultério com ela,
se não se arrependerem de suas práticas.
Antes de executar
o juízo sobre a igreja de Tiatira Deus primeiro a disciplina:
1.
Ele transformou o
adultério em sofrimento.
2.
Ele transformou o
prazer do pecado em chicote de disciplina.
3.
Ele está usando
todos os recursos para levar os crentes em pecado ao arrependimento.
A disciplina é a punição amorosa de Deus para com os
seus (Pv 3.11-12; Jó 5.17-18; Hb
21.4-13).
A disciplina de Deus em nossas vidas, visa o nosso
crescimento na santificação e na comunhão com Ele (Hb 12.14) e corrige a nossa trajetória de vida quando
entramos por caminhos errados.
Pv 6.23-24 – Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da
disciplina são o caminho que conduz à vida, eles o protegerão da mulher imoral,
e dos falsos elogios da mulher leviana. (NVI)
d) Um juízo ineVITÁVEL,
ÁUSTERO E INTRANSIGENTE (Ap 2.22-23)
Jezabel e os seus estavam
colhendo aquilo que foi semeado, e por não se arrependerem de seus pecados e de
suas abominações, não lhe foi dada outra chance.
O termo filhos também
não deve ser entendido literalmente, mas num sentido figurado. Os filhos de
Jezabel aqui denotam os seus seguidores que, como ela, são castigados com
doença, com grande tribulação e os que não se arrependeram (se é que existiu
algum arrependido dentre este grupo) também morreram (I Cor 11.29-30).
4. O DITAME DE CRISTO A IGREJA (Ap 2.24-25)
a) Um chamado a perseverança e a fidelidade (Ap
2.24-25)
A maioria na não
apenas tinham tolerado o ensino e as práticas imorais de Jezabel, mas também
estavam seguindo os seus ensinos para a sua própria destruição. Porém,
havia um remanescente que se manteve
fiel. Pessoas que permaneceram firmes, mantendo a SÃ DOUTRINA, seguras,
abraçadas na VERDADE.
Sendo assim, Jesus
encoraja estes crentes da Igreja de Tiatira que “haviam permanecido afastados dos
falsos ensinamentos e das falsas práticas de Jezabel e de seus seguidores, a se
manterem na sua posição, daquilo que Cristo abomina como as coisas profundas de Satanás. O
Senhor não faz qualquer exigência específica, apenas pede que se mantenham
firmes em sua resistência ao mal”.
“O que tendes indica
o caráter da fé em Jesus”.
Na igreja de
Tiatira havia três classes de pessoas:
1.
Os que eram fiéis
(Ap 2.24),
2.
Os que estavam
tolerando o pecado (Ap 2.20),
3.
Os que estavam
vivendo no pecado (Ap 2.20-22).
Esta Igreja de
hoje vive três situações:
1.
A Igreja está bem,
2.
A Igreja está em
perigo,
3.
A Igreja está mal.
E Jesus sabe
distinguir uns dos outros, pois nesta mesma Igreja ainda há:
1.
Gente salva,
2.
Gente perdida.
3.
Joio,
4.
Trigo.
A Igreja de Cristo
não precisa inventar nada para ser aquilo que Ele planejou para ela, não
precisamos de novidades, de buscar coisas que não encontramos em lugar nenhum
das escrituras, devemos sim tomar posse da Vida Eterna, conhecer os projetos
insondáveis que Deus nos preparou, receber e tomar posse das insondáveis
riquezas de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:
a.
Sua verdade é tão
suficiente que não se pode medir;
b.
Nada mais há para
acrescentar;
c.
Tudo está pronto, feito
e completo;
d.
O banquete dos
salvos está preparado;
e.
Jesus já nos
proveu o suficiente para vivermos uma vida cheia de graça até a sua vinda.
5. A PROMESSA PARA A IGREJA (Ap 2.26-29)
a) O vencedor receberá autoridade para governar
as nações (Ap 2.26-27)
Em todas as cartas
dirigidas às sete Igrejas, Jesus retrato a figura do VENCEDOR das promessas que este receberá por sua FIDELIDADE PERSEVERANTE (Mt 24.13).
Porém, aqui, é descrito a fidelidade as obras de Jesus.
Esta expressão só
ocorre nesta carta. No entanto, o guardar aqui é no sentido de preservar,
segurar, sustentar e guardar e isto se refere à SUA PALAVRA:
1. Observar seus mandamentos;
2. É obedecer ao Senhor até o fim;
3. É prosseguir em continuar obedecendo mesmo quando
tropeçamos!
Deparamos com duas
promessas feitas aqui e só ocorre para Tiatira e Pérgamo:
a.
A Primeira Promessa
- é recompensar o vencedor fiel e obediente com autoridade sobre as nações (Ap 2.26). A palavra “AUTORIDADE”
empregada aqui e que Jesus emprega aos seus é a mesma usada por Jesus antes de
sua ascenção ao céu em (Mt 28.18) “Toda autoridade me foi dada no céu e na
terra”, isto é, com Cristo o Vencedor exercerá autoridade para
governar, disciplinar e julgar.
b) A Segunda Promessa – é fazer com que este
vencedor fiel, venha desfrutar da Glória de Cristo (Ap
2.28). é apresentada como estrela
da manhã.
Ele é a estrela da manhã (Ap 22.16). Como, então, Ele
dará esta estrela para os cristãos fieis?
Existe uma forte ligação entre os versos 26-27 que referem
ao Salmo 2.8-9 e Números 24.17, onde Balaão profetiza que uma estrela
surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel.
O símbolo do cetro
conduziu ao da estrela, pois ambos são símbolos da realeza que somente o salvo
partilha.
Os santos governam
com Cristo e brilham com fulgor como estrelas da manhã.
Cristo é a nossa
herança, a nossa riqueza, a nossa recompensa.
Nós o veremos face
a face (Ap 22 4a).
Viveremos com Ele
eternamente. Desfrutaremos dEle e reinaremos com Ele para sempre.
Com Ele viremos e
veremos a sua Glória manifesta a todas as nações(Zc 14.5)
Quem tem ouvidos,
ouça o que o Espírito diz as igrejas.
É a mais
enfatizada frase de Cristo em todas as Cartas dirigidas às Igrejas e que hoje
deve ecoar não somente nos ouvidos, mas, no coração da sua Igreja, a Noiva
amada de Cristo.
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