quinta-feira, 14 de abril de 2016

NO CONTROLE DE DEUS



“SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.”
(Salmos 127:1-2)

Vivemos em um mundo inseguro onde os homens desesperadamente buscam segurança. No entanto, a segurança é abalada, os planos frustrados e eles continuam ignorando que há um Deus e que o controle de tudo está em suas mãos.
O salmista Davi, inspirado nestes versos, não deixa dúvida nenhuma de que:
“Se Deus não der condições ao homem para alcançar seus objetivos e realizar seus planos e projetos;
Se Ele realmente não se fizer presente para guardar e resguardar a sua vida, qualquer esforço humano será em vão”.
Também aprendemos com este cântico que é “Inútil” todos sacrifícios humanos empregados pelo homem visando alcançar seus objetivos, se de Deus não vier  autoridade para realização de seus intentos, todo este esforço terá sido em vão. 
Para os fiéis, a providência divina acontece mesmo enquanto eles dormem: pois assim dá ele aos seus amados o sono.” 
 Ao homem, Deus deu todo o direito de traçar seus planos, no entanto, ele precisa saber que a resposta e aprovação final vem do Senhor.
“Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.” (Pv 16.1)
“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.” (Provérbios 16:9)
O homem direcionado pelo Espírito de Deus é inteiramente dependente do Senhor em todos os aspectos da vida e que Deus pode lhe fazer vitorioso independentemente das circunstâncias.
Quando Davi decidiu enfrentar Golias, ele o fez não confiando na sua própria capacidade, mas na dependência do Senhor dos Exércitos. As armas que ele utilizou na peleja eram bem pouco convencionais, ao invés de espada ou lança uma funda e um cajado de pastor.
Embora desprezado pela arrogância do inimigo, Davi sabia porque estava alí, quem o conduziu a estar alí e a razão de estar alí: “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” (I Sm 17.45)
E ainda lhe disse mais Davi: “E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.” (I Sm 17.47)
Mais tarde o mesmo Davi, direcionado por sua carne e não pelo Espírito, provoca a morte de um homem de quem ele roubaria a esposa. Ao receber a notícia do crime que havia encomendado, esta foi a sua resposta: “a espada tanto consome este como aquele” (II Sm 11.25)
Quanta diferença.
·         O homem cheio do Espírito acreditava que o Senhor daria vitória mesmo sem espadas.
·         O homem inclinado para a carne achava que a vitória não estava garantida nem mesmo com espadas.
É Bem Aventurado o homem que sabe que Deus tem o controle de tudo:
·         Reconhece seu senhorio;
·         Que Ele está acima de tudo;
·         Que Ele é o Senhor;
·         Que nEle está a vitória;
·         Que Ele sabe todas as coisas.

Aprenda e entenda que todos os rumos de sua vida, sua caminhada e sua existência, dependem inteiramente do Senhor e crendo nEle não importam as circunstâncias, Ele determinará aquilo que será.
Creia nisso!


Pesquisar este blog