terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ministro de Cristo ou Sacerdote de Mica






Ministro de Cristo ou Sacerdote de Mica

Jo 21:15 - E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
I Tm 4:14-16..Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Esta mensagem destina-se àqueles que tem um chamado de Deus para o Ministério e muito mais ainda para os “Enviados do Senhor”.

Ouvi de um jovem pregador que estava sentindo um chamado de Deus para ir a uma cidade:
- Ela combina comigo, com minha profissão e com minha família, a Igreja é boa, tem tudo, não falta nada.
Eu senti no seu coração que faltava uma coisa "O AMOR PELAS ALMAS".

Temos visto muitos “Homens de Deus”, negociando em suas vidas, com seus Ministérios, fazendo toda sorte de negócios, e muitas vezes negociando resultados e isto tem acontecido muito em nossos dias, homens em busca de vantagens para se dar bem, sair bem e viver bem, fazem o seu preço nem que para isso sejam negociáveis.

Em nossas vidas temos sido cercados de toda sorte de negociação, é o irmão buscando um cargo, é a mulher querendo seduzir, é o político desejando uma ajuda, é um membro que por menor cooperador que seja, deseja implantar na Igreja, seu método, sua maneira, quer ditar as regras na Igreja, nem que para isso tente até o ato mais macabro que se possa ver, o “SUBORNO”.

Há uma ilustração que narra o momento em que Jesus chega ao céu depois de sua ascensão e é recebido pelos anjos que o perguntam:
- Senhor como foi sua passagem na terra
Aos quais responde:
- Fiz tudo que deveria ter feito, não deixei nada por fazer, cumpri minha Missão.
Eles voltaram a inquirir, e como ficou na terra?
Disse Jesus: Deixei nas mãos de doze homens.
Os anjos novamente: E se eles falharem?
Jesus encerra: Não tenho outra alternativa.

Devemos nos manter firme nos propósitos do Senhor, pois há muitos fatores que representam um perigo ao nosso Ministério e uma delas é nossa conduta, se o mundo precisa apresentar uma de maneira regular, quanto mais nós Ministros
Sobre nós, repousa uma grande responsabilidade, um peso descomunal, mas, de maneira nenhuma nos fará desanimar.
Hb 13:20-21 - Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre.


Um Exemplo a não ser seguido

Jz 17:6-13 - Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.
E havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita, e peregrinava ali.
E este homem partiu da cidade de Belém de Judá para peregrinar onde quer que achasse conveniente. Chegando ele, pois, à montanha de Efraim, até à casa de Mica, seguindo o seu caminho,
Disse-lhe Mica: Donde vens? E ele lhe disse: Sou levita de Belém de Judá, e vou peregrinar onde quer que achar conveniente.
Então lhe disse Mica: Fica comigo, e sê-me por pai e sacerdote; e cada ano te darei dez moedas de prata, e vestuário, e o sustento. E o levita entrou.
E consentiu o levita em ficar com aquele homem; e o moço lhe foi como um de seus filhos.
E Mica consagrou o levita, e aquele moço lhe foi por sacerdote; e esteve em casa de Mica.
Então disse Mica: Agora sei que o SENHOR me fará bem; porquanto tenho um levita por sacerdote.

Este é um exemplo que jamais deveria ser seguido, embora hoje ainda encontramos muitos seguidores dele em nossos dias.

Analisando a vida desse personagem

Como muitos, não nasceu em berço esplêndido, sua família não era das mais abastadas, não era de cultura elevada, mas tinha a seu favor o que muitos outros não tinham, era um levita de nascimento, da cidade de Belém,  era da tribo de Judá, a cidade em que nasceu Jesus, a terra natal de Davi. Por esta razão, tinha o respeito, consideração e um elevado conceito entre seu povo.
Era um dos motivos que se abria para ele uma gama de oportunidades e sem necessidade de esforço nenhum, ele já nascera convocado por Deus, isto era seu destino, esta era a vida de um levita.

Era moço

O texto se refere a um jovem, tinha o vigor de jovem, visão de jovem, estrutura  e estatura de jovem, a Palavra de Deus não fala dele como sofrendo de algum mal ou tendo problema físico, portanto, gozava de perfeita saúde física e mental.


Tornou-se peregrino

Ele deixou sua casa, saiu do meio de sua família e passou andar de um lado para o outro, não havia um lugar fixo ou determinado para sua vida. Saiu de casa sem rumo, sem direção e sem um alvo definido.
Ele não saiu do convívio familiar por uma por ordenança, por uma determinação ou mesmo por um chamado.

Interesseiro

Seu objetivo e sua busca, era um lugar onde pudesse repousar, que lhe trouxesse comodidade ou conveniência, que suprisse seu interesse comum.
Era um rapaz jovem, forte e saudável, não buscava porém algo sério, não tinha em mente nenhum compromisso, não queria se cansar, por isso buscava um lugar qualquer onde pudesse estar.
Não havia exigência com as pessoas com as quais teria que conviver, com as quais iriam se acompanhar, desde que não tivesse que fazer um esforço, tudo servia, faria qualquer exceção desde que atenda seus interesses.

Sem escrúpulos

Sua sinceridade está descrita naquilo que ele buscava, interesse pessoal, mesmo que isso fosse de encontro àquilo que era e o que representava na sua vida.
Da pergunta de Mica, fez sua resposta:
Jz 17:9 - Disse-lhe Mica: Donde vens? E ele lhe disse: Sou levita de Belém de Judá, e vou peregrinar onde quer que achar comodidade.
A sua sinceridade era a busca de uma oportunidade que porventura surgisse e o momento era propício, visto que estava frente a frente com um exímio negociador de interesses.
Devido o cansaço por sua peregrinação, qualquer coisa servia e esse era o momento de buscar um alvo e quem sabe o momento era aquele para aquilo que tinha no pensamento.
Duas personagens se cruzam agora, o negociador e o interesseiro, ambos tinham uma busca e elas se completariam nesse momento.

Seu valor

O idólatra Mica precisa de alguém que possa abonar sua vida e conduta idólatra, embora ele vivesse de práticas obscuras conforme sua mãe pronunciara:
Jz 17:1-5 - E havia um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica.
O qual disse à sua mãe: As mil e cem moedas de prata que te foram tiradas, por cuja causa lançaste maldições, e de que também me falaste, eis que esse dinheiro está comigo; eu o tomei. Então lhe disse sua mãe: Bendito do SENHOR seja meu filho.
Assim restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe; porém sua mãe disse: Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao SENHOR, para meu filho fazer uma imagem de escultura e uma de fundição; de sorte que agora to tornarei a dar.
Porém ele restituiu aquele dinheiro à sua mãe; e sua mãe tomou duzentas moedas de prata, e as deu ao ourives, o qual fez delas uma imagem de escultura e uma de fundição, que ficaram em casa de Mica.
E teve este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote.

Dinheiro não era o problema para Mica, qualquer um servia, até um de seus filhos já o havia consagrado e nem levita o era. Mas, agora como por um milagre, lhe aparece  um genuíno levita e muito mais interessante é que tinha um valor, tinha um preço e se os tinha, poderia ser comprado, seu único requisito era a comodidade e isso Mica poderia oferecer de sobra.
Jz 17:10 - Então lhe disse Mica: Fica comigo, e sê-me por pai e sacerdote; e cada ano te darei dez moedas de prata, e vestuário, e o sustento. E o levita entrou.

Um Sacerdote com um preço de banana, dez moedas de prata anual, domado, civilizado e o que necessitava era tão somente alimentá-lo e vesti-lo. Um ótimo negócio para um ótimo preço.

Pedido aceito, Contrato feito

Com a consciência cauterizada,  comodidade encontrada, desejo satisfeito, só lhe restava uma coisa: Assinar o contrato com o idólatra Mica.

Perda de autonomia e autoridade

Jz 17:11 - E consentiu o levita em ficar com aquele homem; e o moço lhe foi como um de seus filhos.
A proposta de Mica caiu como uma luva, um acordo que o colocaria como pai espiritual. Em aceitar a proposta e fechar o acordo fez com que aquele jovem levita perdesse totalmente o controle e como sacerdote vemos cair por terra toda autoridade espiritual para o qual fora chamado ao nascer.


Proporcionou o fortalecimento do erro

Jz 17:13 - Então disse Mica: Agora sei que o SENHOR me fará bem; porquanto tenho um levita por sacerdote.
Aquilo demonstrava seu erro e o completo afastamento, do seu chamado, da sua vocação e principalmente de Deus e a Mica restava o sentimento que a presença daquele sacerdote o faria bem e acima de tudo abonaria todos os erros e males que praticava e seria a benção que tanto almejava para sua vida.

No entanto, aquele que deveria ensinar, orientar e repreender, fazendo-o caminhar no caminho certo, abriu mão de seu chamado, abriu mão de sua missão por uma vida de comodidade(boa vida), nem que para isso mais tarde, custasse o que de mais sublime possuía, o nome de LEVITA.

Meu amado, se você deseja uma vida fácil, sem cansaço, sem lutas, sem decepções, sem lágrimas, precisa de um lugar onde não será incomodado, de tranqüilidade, não é no ministério seu lugar e nem vai achar isso nele.

Certa vez cheguei em uma aldeia e a primeira solicitação do Cacique daquela tribo, foi me convidar para fumar o cachimbo da paz, que atraia os bons fluídos e traria coisas boas, isto é o que muitos estão fazendo hoje em dia, fumando o cachimbo da paz com o diabo para o comodismo.

Lí um artigo de um Ministro que seu Ministério não é formar PROSÉLITOS e nem APRISIONAR  pessoas a certos pensamento e ensinamentos. Na verdade é a falta de direção espiritual, de maturidade de caráter e de autoridade da Palavra de Deus que o desmotiva e o descaracteriza para tal.

Se você estacionou no seu ministério porque tem sido abençoado financeiramente, em abastança, não visita os lares, não ora com os irmãos, não faz um grupo familiar com sua Igreja, não tem mais criatividade e seus sonhos se esvaziaram, vai à Igreja de qualquer jeito, não se arruma como um homem de Deus, qualquer camisa, qualquer gravata, qualquer sapato, qualquer, qualquer, qualquer. Se não tem mais tempo, disposição, vontade e força para estudar a Palavra e preparar um sermão com lágrima e do coração de Deus e se isto não lhe causa mais emoção, isto era a vida daquele jovem levita.

Não somos ele e nem tão pouco agimos como ele, nós não queremos, procuramos, andamos e buscamos comodidade, mas queremos, procuramos, andamos e buscamos viver em NOVIDADE DE VIDA.

Exerça seu Ministério e Viva naquilo e daquilo para o qual foi chamado e não colocado.







Pesquisar este blog