domingo, 7 de setembro de 2014

MISSÕES "É TEMPO DA IGREJA DESPERTAR"










MISSÕES
“O MEU CHAMADO É MAIOR QUE MINHA PRÓPRIA VIDA”

O QUE MISSÕES É…
DESEJO DO CORAÇÃO DE DEUS
A humanidade perdida necessita de salvação. Por meio de Jesus Deus deseja salvar o pecador perdido.
II Pe 3.9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
I Tm 1.14 - E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.
Is 61.1-4 - O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.
E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.

Deus não tem prazer na morte do ímpio( ). Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores (Is. 61.1-4 ; I Tm 1:15)

ORDENANÇA DE DEUS
Houveram três ordenanças de Jesus para o homem:
1.   O VINDE – para o homem que ainda não tinha nenhuma experiência de vida com Ele (Mt 11.28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei);
2.   O FICAI – para o homem que o conheceu e que precisa de uma experiência no Espírito para finalmente cumprir a terceira ordenança:
Lc 24.49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder;
At 1.8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra;
3.   O IDE - Marcos 16.15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.”
Pouco antes de sua ascensão, o Senhor Jesus deu uma ordem explícita aos seus discípulos. “Ide…fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19).

Depois de VIR a Jesus e de FICAR até receber o poder do Espírito Santo, o cristão deve IR.
O ‘IDE’ de Jesus significa que devemos sair de onde estamos e não ficar na inércia, parados apenas dentro da Igreja. Todos os cristãos são chamados para EVANGELIZAR e GANHAR ALMAS para Deus. Muitos não conseguem IR por que ainda não FICARAM o suficiente para serem revestidos do poder de Deus.
A palavra ‘IDE’ também pode ser traduzida por ‘INDO’, ou seja, enquanto você vai e por onde passa, pregue a mensagem do Evangelho.
Já pregou o Evangelho para alguém?
O que impedido de ir e evangelizar?
Qual é a sua categoria de relacionamento com Jesus?
Se você é discípulo d’Ele, então missões deve ser a compulsão de seu coração. 
At 4:20 - Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.

AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Não há IDE sem a ação e a presença do Espírito Santo. É impossível haver um convertido sequer sem a transformação operada pelo Espírito Santo. Charles Spurgeon dizia que é mais fácil ensinar um leão a ser vegetariano do que converter um coração sem a obra regeneradora do Espírito Santo.
A vinda, atuação e força do Espírito Santo desencadeou poderoso avivamento e conquista de almas na Igreja Primitiva ( ). Há tremendas necessidades em todos os lugares. A Igreja precisa ter visão do todo , estabelecer suas metas, possibilidades e agir no poder do Espírito Santo. Cada cristão deve ser um missionário levando o Evangelho a todos os lugares no exercício de suas funções normais ou de sua profissão. “Sereis minhas testemunhas”. ( At.1.8).

TAREFA PARA NOSSOS DIAS
Isaías 52.7 - Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!
Cerca de 8000 povos ainda não foram alcançado pela mensagem verdadeira do Evangelho do Senhor Jesus.
Podemos dormir tranqüilamente enquanto milhares estão indo para a perdição?
A hora de proclamar é hoje! O tempo é agora! Há um incessante apelo que parte das nações que ainda nada sabem a respeito de Jesus.
Romanos 10.14-15 - Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.

RESPONSABILIDADE DE CADA UM
Cada um dos membros da Igreja é um indivíduo que, tendo sua vontade ativada pelo Espírito, gera força de trabalho para a obra missionária. O crente que se envolve e/ou na obra missionária sente o renovar da alegria da salvação e goza a paz por obedecer a Deus. Por ser crente em Jesus, cada crente recebe a incumbência de envolver-se na obra missionária. Jesus disse: “Assim como o Pai me enviou Eu vos envio” (Jo 20.21)
O Apóstolo Paulo chamou para sí esta responsabilidade “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.(Rm 1.16)

MISSÕES NÃO É…
OPÇÃO
Jesus entregou a obra missionária à sua Igreja e isto inclui todos os crentes sem exceção. Nenhuma Igreja pode se omitir, nenhum crente está isento da responsabilidade.
Ef 3.8 - A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo;
At 8.4 - Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.

TURISMO
O Evangelho até os confins da terra, paixão pela obra missionária, compromisso com o nome de Jesus traduzem atos da fidelidade do povo de Deus em alcançar o homem perdido. ”Missões” ser o estilo de vida da igreja.
Gostei daquele lugar, me agrada. Isso não é compromisso, é Turismo e Turismo não é Missões.

ESPIAÇÃO DA TERRA
Preciso conhecer primeiro a terra, ver se me adapto, se combina com minha cultura, se dá certo com minha esposa e meus filhos
Deus não comissiona para espiar, Ele chama para ir:
Gn 12.1-4 - ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

At 13.2-4 - E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
Isso é Missões, ir, ir e ir.

MODISMO
Ainda há bilhões de pessoas para serem alcançadas. No Brasil e no mundo há muitos aguardando a chegada do Evangelho. A compreensão da dimensão da obra missionária leva a igreja a uma reflexão séria sobre o que “Missões significa para Deus.
O Lugar combina com meu trabalho, lá para ganhar melhor que onde estou, posso viver melhor. Isso é Modismo e Modismo não é Missões.

MOVIMENTO
A obra missionária é batalha, não é movimento, estardalhaço, eventos. Sob a ordem do grande general, Jesus Cristo, a Igreja precisa avançar combatendo as hostes malignas que escravizam os povos.
I Jo 5.19 - Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.

OPULÊNCIA
A Igreja Primitiva realizou a obra missionária de sua época com os recursos limitados de que dispunha.
Fp 4.10-20 - Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;
Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica.
Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta.
Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém.
Não era uma Igreja rica e ostensiva ou que realizava a obra porque lhe sobrava recursos. Pelo contrário, vencia cada dia o enorme desafio de sustentar seu avanço missionário. Deus nos ajude no exercício da fidelidade e obediência em prol do seu Reino.

Porque então MISSÕES NÃO TEM ACONTECIDO?
1. POR CAUSA DO EGOÍSMO/INDIVIDUALISMO:
Alguns pensam em suas próprias necessidades, em suas vontades e nas suas Igrejas individuais, citam ainda o adágio popular “cada um por sí e Deus por todos”;
A falta de contribuição financeira, quando menos de 1% de recursos são investidos para se alcançar mais almas através de Missões.

2. FALTA DE CUMPRIMENTO COM OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS:
Muitos que dependem de promessas, ficam frustrados, decepcionados e até amargurados com o prometido não cumprido.
Líderes sem compromisso com os vocacionados.


3. CULTURA DO RETORNO FINANCEIRO:
Para muitos, investimento em Missões é algo que não tem retorno financeiro, não aumenta o número de dizimistas. Manter um Missionário sai caro, é melhor abrir uma Congregação. Esqueceram das palavras de Jesus:
Lc 6.38 - Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
At 20. 35 - Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.

Portanto, Missões é um dever da Igreja. Jesus não deixou a responsabilidade da Grande Comissão a nenhuma instituição humana. Antes, delegou esta importante tarefa à sua Igreja (Mt 28.19; Jo 15.16; 17.18-20).
Devemos fazer missões porque é uma responsabilidade de cada cristão. Cada um de nós tem que possuir esta responsabilidade de apoiar a obra missionária com:
1.   Oração. (Rm 15.30; Ef 6.18.20; Cl 4.2.4); 
2.   Contribuição (Fl 4.10-20; II Cor 9.6.14);
3.   Evangelização (I Cor 9:16; Ez 33:6.-8).
Missão não deve ser encarado ou entendido como uma imposição, e sim uma demonstração de amor pelas almas. A ordem do “Ide” (Mc 16.15) não ficou como uma opção, mas, sim, como uma ordem a ser obedecida.
A Igreja não deve encarará Missões como algo secundário. Missões é o principal de todos os projetos de uma Igreja e deve ser valorizado sempre (II Rs 7.9).
Precisamos entender que Missões somente é realizada por quem tem fé nas promessas de Deus e amor pelas almas perdidas (I Ts 1:3).
Missões não se faz com milhões, mas dando passos de fé e de obediência (Fp 4:19).
Esta Grande Comissão não foi dada a um grupo específico com chamado especial, mas  cada cristão pode ir, contribuir e orar. (Jo 15:16; At 13:1.4; I Cor 12:12.23).
“Missões é feita com os joelhos daqueles que oram, com os pés daqueles que vão; com a contribuição daqueles que ficam.
Ajude na Obra Missionária de sua Igreja.
Deus ama quem dá com alegria”



Pesquisar este blog