quarta-feira, 4 de setembro de 2013

JESUS , YEHOSHUA OU YESHUA, QUE NOME DEVEMOS USAR?


JESUS , YEHOSHUA OU YESHUA, QUE NOME DEVEMOS USAR?



Faz algum tempo que eu queria escrever um artigo sobre isto, mas julguei outros temas mais importantes e só agora quis falar sobre tal polemica que muitos estão levantando sobre a maneira certa de pronunciar o nome de Jesus.
Muitos estão escrevendo e falando sobre isto na internet, em livros e até mesmo em pregações dentro das Igrejas.
Falam que quem esta usando o nome de Jesus, está na verdade adorando o deus Mitra, que o nome de Jesus no hebraico é “deus-cavalo” e no grego é “deus-porco” e por aí vai.
O que me chama a atenção é a cegueira de pessoas que seguem estes falsos profetas que querem perverter a fé dos que são mais fracos. Muitos seguem estes “líderes” de forma que se opõe dentro de suas Igrejas, levantando uma bandeira herética sem nem ao menos pesquisarem se é o ou não verdade o que tais “líderes” pregam.
Primeiramente gostaria de saber onde tais “líderes da verdade” estudaram o hebraico e o grego? Poderíamos dizer a eles que tal escola é a escola mais abominável e enganadora que já se viu. Se o fizeram através do valor numérico das letras, torna-se mais absurdo, vivenciando especulações e mais especulações sem nenhum fundamento, tipo aquela asneira que teve no passado sobre o código da bíblia.
O que mais precisamos, é buscar o respaldo da palavra para isto. O NOME EM SÍ, MUITO DEPENDE DAQUELE QUE DÁ SENTIDO A ELE. Por exemplo, existiram, existem e existirão muitos Pedros, como existiam em Jerusalém, Judeia, Samaria, mas, um foi aquele pescador que Jesus entregou as Chaves do Reino, e quem pregou a mensagem de Pentecostes.
Se visitarmos Israel ou outras partes do mundo entre os judeus, encontraremos muitos com o nome Yeshua, Yehoshua, mas posso afirmar com toda convicção que nenhum deles é o Messias, pois não é o NOME QUE FAZ A PESSOA, MAS A PESSOA QUE FAZ O NOME.
Da mesma maneira é com o Nome Jesus, Yeshua ou Yehoshua, independente de como falar, o nosso intuito esta vinculado com o ser que dá sentido ao nome.
Se pegarmos ainda o escrito em Isaías 9:6 veremos que o Messias tem muitos nomes, tais como “MARAVILHOSO CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ”. Note que o PRÓPRIO JESUS SE REFERE A ELE MESMO COMO FILHO DO HOMEM (Marcos 2:10), ele não disse Yeshua, mas ele se vinculou a outro nome, sendo que muitos são filhos do homem, porém ele deu sentido singular a isto pela sua pessoa.
É algo muito simples que fazem um barulho tremendo por serem tolos.
Ademais, é bom salientar que o nome JESUS É UMA FORMA APORTUGUESADA DA PALAVRA GREGA DE IESUS (língua utilizada no NT), ao que na época de Jesus o idioma era o aramaico, TENDO ASSIM O NOME YESHUA E NÃO YEHOSHUA, POIS O ÚLTIMO VEM DO HEBRAICO MASSORÉTICO, QUE FOI PERDIDO DEPOIS DO EXÍLIO BABILÔNICO, tendo sido utilizado apenas pelos eruditos da época como hoje em dia.
Jesus é o mesmo que Josué, que significa Yah é a Salvação e não tem nada desta história de deus mitra ou deus-cavalo, isto é coisa de “JUDAS e TEUDAS” que buscando alcançar seus interesses, pensamentos e razões pessoais para os difundir e perverter a mente dos fiéis. 
É o seguinte, Iesous que é o nome de Jesus no grego, passado para o hebraico não fica Deus cavalo, pois o grego finaliza com ""sous" e não "sus". 
O hebraico ficaria assim cavalo O-IO, ou seja, "SUS" sendo pronunciado a fonética S, já Jesus (português) a fonética do S é na verdade Z, assim, não tem como alguém dizer uma coisa desta. 
Também vale dizer que este U no SUS em hebraico foi uma vogal inventada há uns 200 anos por Eliezer que fez a língua hebraica atual a codificando com bases no aramaico, árabe, línguas européias, fenício, ou seja, esta forma de se falar cavalo em hebraico atual é diferente do hebraico massorético, que não tem vogal. 
É importante também frisar que uma letra muda o sentido de tudo, como se colocar um "c" em "asa" vira casa, ou seja, com o nome Jesus é o mesmo. 
Ademais, também tenho que dizer que era comum uma reparada no nome judaico quando o mesmo era dispatriado, até mesmo no Brasil, muitos estrangeiros aportuguesaram seus nomes para melhor identificação (mas não muda o significado), assim o mesmo ocorreu na época desde o domínio grego, pois muitos judeus já tinham assimilado seus nomes de forma melhor pronunciada ao grego, assim os apóstolos quando pregavam para os gentios, se utilizavam a forma grega de Jesus para que os mesmos o recebessem de forma mais nacional.

Outra coisa, porco em grego é χοίρος, sendo que Jesus é Ιησούς, notaram a diferença? Assim também é incorreto dizer que Jesus no grego é o mesmo que porco.

A Palavra de Deus nos alerta quanto a isso:
1. Jesus alertou acerca de falsos ensinadores (Mt. 7:15-17);
2. Paulo alertou acerca de falsos ensinadores (At 20:29-30; II Tm 3:13; 2 Tm. 4:3-4);
3. Pedro alertou acerca de falsos ensinadores e disse que muitos os seguiriam (II Pe. 2:1-2);
4. João alertou acerca de falsos ensinadores (I Jo 2:18-20);
5. Judas alertou acerca de falsos ensinadores (Judas 3-4).
Terminando então, Jesus é o Nome que está vinculado com o Messias da Bíblia, ele dará o verdadeiro sentido a este nome. Lembre-se que do nome de Deus tem que ser velado e guardado em nossas vidas com nossas ações, com nossa vida, atitudes, fé, santidade, pois Deus é o que é! Ele mesmo disse EU SOU O QUE SOU, em outras palavras, nenhuma palavra ou nome terreno pode não dimensionar quem é Deus. Rm 2:24 diz que o nome de Deus é blasfemado entre os pagãos por causa daqueles que não vivem uma vida condizente com o que Deus mandou, buscam mais coisas superficiais para seguirem do que propriamente os mandamentos de vida!
Que Deus vos abençoe e continuem aprendendo a viver na graça e misericórdia de Deus, pois os que falam tais alucinações, não sabem o que é isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog